Tire suas dúvidas sobre Acupuntura Veterinária

Antes de entender para que serve a acupuntura em pets, saber um pouco sobre seu significado e entender melhor sobre o tratamento ajuda a visualizar melhor seus benefícios. A acupuntura é uma técnica milenar que utiliza os pontos do nosso corpo, acreditando que cada um está ligado diretamente a um órgão e que, quando estimulados por uma agulha, fornecem uma resposta positiva em relação a dores e doenças diversas.

Assim, cada local onde a agulha é aplicada no animal gera um estímulo em seu organismo, colaborando para a cura de diversas doenças. Há diversos casos em que a acupuntura para animais pode ajudar na cura de doenças. Os principais são:

  • doenças musculoesqueléticas (artrites, artroses, traumas, hérnias de disco, espondilose, displasias)

  • doenças dermatológicas (alergias, desordens autoimunes)

  • doenças pulmonares

  • doenças gastrintestinais (gastrites, enterites, constipações, cólicas)

  • doenças neurológicas (epilepsias, sequelas de cinomose, acidentes vasculares cerebrais)

  • doenças geniturinárias (insuficiência urinária)

  • doenças cardiovasculares

Além disso, a acupuntura veterinária também pode ser utilizada como tratamento auxiliar na recuperação pós-cirúrgica, estimulando a resposta imune em casos de viroses e distúrbios endócrinos.

Benefícios da acupuntura para animais

São diversos os benefícios da acupuntura para animais, já que ela é capaz de curar tantas doenças. Entre os diversos benefícios, está o fato de ela poder ser feita em todas as espécies animais, de qualquer idade e sexo. Na maioria dos casos, a acupuntura é indolor e o animal pode até dormir durante a sessão. Isso significa que, além do seu animal relaxar, ele não sente nenhuma dor durante a sessão.

A acupuntura pode ser utilizada como tratamento principal ou como complemento à Medicina Veterinária Convencional, sendo, muitas vezes, indicada para poder substituir gradativamente medicamentos alopáticos cujos efeitos colaterais são incompatíveis para o animal, principalmente os idosos. Essa terapia não trata apenas a doença, mas o organismo como um todo, promovendo a harmonização do corpo.

Compartilhar