Medicina Veterinária: Quais as áreas de atuação?

Muitos acreditam que o médico veterinário atua somente em pet shops, mas a verdade é que o campo de atuação é muito amplo. Em um país como o Brasil, que tem grande atividade agropecuária, não faltam oportunidades para atuar, seja em consultório particular ou em grandes empresas.

A clínica ainda é a área mais procurada, pois está mais próxima da realidade do médico veterinário. Nos consultórios e hospitais, os médicos veterinários são responsáveis por fazer diagnósticos e tratamentos de animais domesticados, como cães, gatos, aves, coelhos e alguns tipos de roedores e répteis. São responsáveis também por indicar os melhores alimentos e cuidados com esses animais, com o objetivo de garantir o bem estar do animal no ambiente doméstico.

Os veterinários também podem atuar em zoológicos, juntamente com os biólogos, visando promover a qualidade de vida e a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de animais em cativeiro. Essa área de atuação permite o contato com animais diversificados, o que demanda grande dedicação e estudo.

Na saúde pública, o médico veterinário estuda o controle de pragas animais, como ratos, baratas e animais peçonhentos, contribuindo para a diminuição de zoonoses, que são doenças animais que afetam os seres humanos.

Existe uma variedade de possibilidades dentro de diversas áreas de atuação. Qual é a que mais combina com você?

Confira nossa lista de cursos.

Compartilhar