Cirurgia de Tecidos Moles

Inscreva-se já!
  • Sobre o curso

    A cirurgia veterinária vem evoluindo bastante com o passar dos anos. Atualmente técnicas com mínima invasão e pouca manipulação, e inclusive reconstrutivas, foram estabelecidas para que o paciente seja beneficiado. O conhecimento destas técnicas é de extrema importância para que possamos oferecer um serviço de qualidade em nosso atendimento. Além disso, o setor de clinica cirurgica é responsável por grande parte dos lucros e do sucesso de um estabelecimento veterinário, e por isso, o cirurgião deve estar competamente atualizado e capacitado para trabalhar com cirurgias de diversos sistemas.

    Alem disso, diversos profissionais deixam de atuar neste campo por desconhecimento técnico, embora muitas vezes sejam procedimentos simples.

    Objetivo principal: Revisar de forma teórica as técnicas cirúrgicas de todos os sistemas e, em especial, oferecer intenso treino pratico aos alunos, para que possam adquirir conhecimento, técnica e confiança, na execuçao de todos os procedimentos cirurgicos de tecidos moles.

    Objetivos específicos: Atualizar, demonstrar e oferecer treinamento pratico aos médicos veterinários, abordando os principais sistemas envolvidos na cirurgia geral, abordar novas tecnicas e uso de novos materiais.

    As aulas práticas do curso correspondem a praticamente 80% da carga horaria.

  Público alvo

O curso destina-se a estudantes de Medicina Veterinária que estejam no quinto ano da universidade e aos profissionais Médicos Veterinários.

  Data, horário e local

O próximo curso de Cirurgia de Tecidos Moles em pequenos animais do CAPESVET terá inicio em ABRIL de 2019, na sede do CAPESVET (Conde Afonso Celso, 1964). As matrículas já estão abertas.

 

As aulas tem inicio às 9 horas no sabado e no domingo e terminam as 18 horas no sábado e às 13 horas no domingo.

Carga horária: 84 horas

 

A realização do curso está condicionada á formação da turma com número mínimo de alunos até uma semana antes da data prevista para início do curso.


  Coordenadores
Prof. MSc. Tiago Carmagnani Prada

Prof. MSc. Tiago Carmagnani Prada

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo. Residência em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade de Franca. Mestrado em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP campus de Jaboticabal. Doutorando em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP campus de Jaboticabal. Atualmente presta serviço de cirurgia geral, ortopédica e neurocirurgia para diversas clínicas em Ribeirão Preto e região.

Currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/9140178410406115


  Programação

1º Módulo - 20 e 21 de ABRIL de 2019

èPrincípios da cirurgia e infecção cirúrgica

            Objetivos: Nivelar a turma de alunos quanto aos princípios cirúrgicos e técnica cirúrgica. Quebrar paradigmas e vícios dos alunos com conscientização da importância de medidas preventivas e de controle de infecções cirúrgicas e uso racional de terapia antimicrobiana. 

            Aulas: Infecção cirúrgica, Assepsia e controle de infecção cirúrgica, Terapia antimicrobiana, Planejamento cirúrgico, Instrumentação e suturas

            Prática: Paramentaçãosuturas, montagem de mesa e do campo cirúrgico

 

2º Módulo - 18 e 19 de MAIO de 2019

èCabeça e pescoço

            Objetivos: Capacitar os alunos para abordar e tratar pacientes com principais lesões cirúrgicas de cabeça e pescoço com enfoque na correção cirúrgica

            Aula teórico-prática: Cabeça e pescoço èAnatomia, úlcera de córnea, protrusão de globo ocular, neoplasia ocular, otohematoma, trauma auricular, otite crônica, neoplasia auricular, Trauma língua, Disjunção de sínfise mandibular, mucocele de glnd salivar, rânula, CE traqueal, abordagem emergencial para vias aéreas.

            Aula prática: Flap de 3ª pálpebra, ressecção da cartilagem da 3ª pálpebra, Sepultamento de glândula de 3ª pálpebra, otohematoma, aeração de conduto auditivo, ablação de conduto auditivo, glossectomia, disjunção de sínfise mandibular, ressecção de glândula submandibular, marssupialização para correção de rânula, cricostomia, traqueotomia, traqueostomia provisório e traqueostomia permanente

 

3° Módulo - 15 e 16 de JUNHO de 2019

èSistema digestório

            Objetivos: Capacitar os alunos para abordar e tratar pacientes com principais lesões cirúrgicas do sistema digestório com enfoque na correção cirúrgica

            Aula teórico: Sistema digestório èCorpo estranhos esofágicos, corpos estranhos gástricos, neoplasias gástricas, dilatação torção gástrica, corpo estranho intestinal, intussuscepção, neoplasia hepática, obstrução de ducto biliar, neoplasia\trauma esplênico, manejo nutricional pós operatório, neoplasias\infecção de glandulas adnais, atresia anal, prolapso retal e neoplasia\trauma de cauda

            Aula prática: Passagem de sonda esofágica, esofagotomia com flap de esternotireoideo, ressecção de glandulas adnais, caudectomia, esplenectomia, gastrotomia, Gastropexia, enterotomia, colecistoduodenostomia, lobectomia hepática, enterectomia, eneroanastomose, tampão seroso, omentalização, colopexia.

 

4º Módulo - 20 e 21 de JULHO de 2019

èSistema urinário

            Objetivos: Capacitar os alunos para abordar e tratar pacientes com principais lesões cirúrgicas do sistema urinário com enfoque na correção cirúrgica

            Aula teórica: Sistema urinário e hérnias è Nefrolitíases, trauma\neoplasia renal, biópsia renal, ureterolítiase, urolítiase vesical, neoplasia de bexiga, ruptura de bexiga, obstrução urinária, ruptura de uretra, hérnia diafragmática, hérnia inguinal, hérnia umbilical e hérnia perineal

            Aula prática: Biópsia renal, nefrotomia e nefrorrafia, Pielolitotomia, ureterotomia e ureterorrafia, cistotomia, cistorrafia, cistectomia, reimplantação de ureter, ureterostomia, nefrectomia, marssupialização de bexiga, correção de hérnia diafragmática, correção de hérnia inguinal e correção de hérnia perineal.

 

5º Módulo - 31 de AGOSTO e 01 de SETEMBRO de 2019

èSistema reprodutor

            Objetivos: Capacitar os alunos para abordar e tratar pacientes com principais lesões cirúrgicas do sistema reprodutor masculino e feminino com enfoque na correção cirúrgica. Campanha para treinamento e trabalho voluntário

           Aula teórica: Hiperplasia endometrial cística, Piometra, neoplasia uterina, prolapso vaginal, neoplasia vaginal, afecções ovarianas, neoplasia mamária, prostatopatias, trauma\neoplasia peniana, trauma\neoplasia testicular e bolsa escrotal, correção de fimose e exposição peniana.

           Aula prática: Mastectomia, ipsiotomia, ressecção de vagina com uretrostomia, OSH, orquiectomia, omentalização prostática, prostatectomia parcial e total, ablação escrotal.

 

6º Módulo - 21 e 22 de SETEMBRO de 2019

èCirurgias reconstrutivas e tratamento de feridas

            Objetivos: Capacitar os alunos para abordar e tratar pacientes com principais lesões neoplásicas cutâneas com enfoque na correção e fechamento de defeitos após ressecção neoplásica e secundárias a trauma.

            Aula teórica: Princípios das cirurgias reconstrutivas, principais retalhos axiais e subdérmicos, técnicas para fechamento de defeitos e tratamento de feridas.

            Aula prática: Retalho temporal caudal, retalho omocervical, retalho torácica dorsal\ventral, retalho da prega axilar, retalho braquial, retalho epigástrica caudal, retalho da prega inguinal, retalho ilíaca circunflexa ventral, retalho genicular, retalho da cauda e enxerto livre. Fechamento geométrico, avanço, H plastia e liberação de tensão.

 

7º Módulo - 19 e 20 de OUTRUBRO de 2019

èCirurgias torácicas, discussão de casos e avaliação de aprendizado

            Objetivos: Capacitar os alunos para abordar e tratar pacientes com principais lesões cirúrgicas torácicas com enfoque na correção cirúrgica destas lesões, assim como fechamento de lesões traumáticas. Avaliar aprendizado durante curso.

            Aula teórica: Anatomia topográfica, corpo estranho esofágico torácico, anomalias vasculares (PDA PAAD), megaesôfago, efusões pleurais e pericárdica, trauma torácico, neoplasia\trauma pulmonar, discussão de casos complexos e novo questionário para comparação de dados início e final do curso (avaliar aprendizado) + “Prova prática”

            Aula prática: Toracocentese, toracotomia, lobectomia pulmonar, ligadura de ducto torácico, pericardectomia, esofagotomia torácica, esternotomia, fechamento de defeito torácico com retalho do grande dorsal, retalho de omento maior e colocação de dreno torácico.

           - Discussão de casos complexos: conduta e abordagem cirúrgica: Piometra, Síndrome dilatação-torção gástrica, hérnia perineal, Trauma extenso torácico por mordedura, neoplasias cutâneas desafiadoras, ...

            - Prova prática è Cada dupla receberáuma tarefa prática. A dupla deverá transcorrer sobre conduta pré, trans e pós-operatória e comentar as possíveis complicações. S

 


  Professores
Prof. MSc. Tiago Carmagnani Prada

Prof. MSc. Tiago Carmagnani Prada

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo. Residência em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade de Franca. Mestrado em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP campus de Jaboticabal. Doutorando em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP campus de Jaboticabal. Atualmente presta serviço de cirurgia geral, ortopédica e neurocirurgia para diversas clínicas em Ribeirão Preto e região.

Currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/9140178410406115


M.V. Pedro Paulo Rossignoli

M.V. Pedro Paulo Rossignoli

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2014). Realizou seu Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária e Saúde Pública com ênfase em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" câmpus de Jaboticabal (2014-2016). Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária - CBCAV (2017). Atualmente realiza seu Doutorado em cirurgia veterinária com ênfase em ortopedia e neurocirurgia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" câmpus de Jaboticabal-SP (2017-2019).


M.V. Rodrigo Casarin Costa

M.V. Rodrigo Casarin Costa

Graduação em Medicina Veterinária (UNESP Jaboticabal)
Residência em clínica cirúrgica de pequenos animais (UNESP Jaboticabal)
Mestrando em Cirurgia Veterinária (UNESP Jaboticabal)

   Informações de matrícula
Para garantir vaga no curso o aluno deverá efetuar sua inscrição da seguinte forma:


1 - Fazer o depósito do valor da inscrição (R$ 120 reais) com os seguintes dados bancarios: 

Obs: A taxa de inscrição pode ser paga na sede do CAPESVET no ato da matrícula.

Banco do Brasil
Favorecido: PALMA & ISOLA Ltda
Agencia: 6954-x
Conta corrente: 32358-6


2 - Enviar o comprovante de depósito digitalizado ao e-mail: contato@capesvet.com.br, informando o nome, data de nascimento, cidade, telefone de contato, qual o curso para o qual esta se inscrevendo, e em qual categoria se enquadra: graduando, residente, pós graduando, profissional. 

Obs: Graduandos, residentes e pós graduandos deverão apresentar comprovante de tal situação academica.


   Investimento
  Até dia 22 de MARÇO Após 22 de MARÇO
Profissionais

7 x 730,00 reais (Abril a Outubro) - Boleto

8 x 638,00 reais (Março a Outubro) - Boleto

9 x 567,00 reais (Fevereiro a Outubro) - Boleto

10 x 515,00 reais (Fevereiro a Novembro) - Boleto

7 x 850,00 reais (Abril a Outubro) - Boleto

8 x 743,00 reais (Março a Outubro) - Boleto

9 x 661,00 reais (Fevereiro a Outubro) - Boleto

10 x 600,00 reais (Fevereiro a Novembro) - Boleto

Graduandos, residentes e pós graduandos

7 x 650,00 reais (Abril a Outubro) - Boleto

8 x 568,00 reais (Março a Outubro) - Boleto

9 x 505,00 reais (Fevereiro a Outubro) - Boleto

9 x 414,00 reais (Abril a Dezembro) - Boleto

10 x 455,00 reais (Fevereiro a Novembro) - Boleto

7 x 770,00 reais (Abril a Outubro) - Boleto

8 x 577,00 reais (Março a Outubro) - Boleto

9 x 513,00 reais (Fevereiro a Outubro) - Boleto

10 x 539,00 reais (Fevereiro a Novembro) - Boleto

 

Promoção

Alunos que se matricularem no curso de Atualização em Clinica Medica, ganham 10% de desconto em cada curso.

Alunos que se matricularem no curso de Cirurgias de Tecidos Moles e no de Cirurgias Articulares, ganham 10% de desconto em cada Curso.

Ex alunos CAPESVET têm 10% de desconto em todos os cursos oferecidos!

As vagas são limitadas, para facilitar o aprendizado do aluno. Aproveite a oportunidade e faça sua matricula para garantir sua vaga.

Realize agora a sua inscrição!

Inscreva-se já!
Compartilhar